JuveBêDê 83
Dezembro 2020
Mais uma vez com atraso, com esta edição chegam ao fim os principais acontecimentos editoriais e não só, no que diz respeito ao mundo da banda desenhada e ilustração, do ano de 2020.
Um ano absolutamente fora do normal, que fez com que todos nós nos tivéssemos de reinventar, e no que toca à nona arte não foi diferente. Conforme já tivemos oportunidade de dizer em edições anteriores, os autores, as editoras, os livreiros, não tiveram uma vida fácil, chegando até alguns negócios, lamentavelmente, de ter de fechar as suas portas. Porém, felizmente outros conseguiram sacudir a poeira e não vergar perante as adversidades, proporcionando aos leitores e fãs de banda desenhada excelentes edições, lançamentos virtuais, projectos online, canais de venda alternativos.
Neste último número de 2020, falamos da exposição CartoonXira que foi adiada de Maio para Outubro, do Amadora BD que foi realizado em formato virtual e da edição especial e comemorativa dos 25 de Alice, icónica personagem criada por Luís Louro, autor que tem, mais recentemente, mostrado um dinamismo ímpar. Por fim para além da rubricas habituais como a crónica de Miguel Cruz, livros em destaque editados em português, notícias breves e o regresso da BD na estante, teremos ainda um artigo da autoria de Miguel Coelho sobre uma revista especial de nome SHONEN JUMP, um título de uma revista semanal de Mangá, lançada no Japão, em Julho de 1968, há precisamente 52 anos. Por isso boas leituras!
Vê Aqui: JuveBêDê Nº83