JuveBêDê 91
Dezembro 2023
O final de 2022 foi triste para a Banda Desenhada nacional, com o desaparecimento de José Ruy no mês de Novembro. Um talento ímpar e uma pessoa admirável, de uma generosidade sem tamanho. Para nós ficam excelentes memórias de um querido amigo, que será sempre o eterno Mestre José Ruy. A fechar o ano de 2022, tivemos também a 9.ª edição da Comic Con Portugal, evento a que damos destaque nesta edição.
De 8 a 11 de Dezembro a equipa do Juvebêdê assentou arraiais no Parque das Nações, para
participar, para ver e para mostrar o que de melhor aconteceu no campo da Banda Desenhada no maior evento de Cultura Pop que temos por cá. E é isso que apresentamos aqui nesta nossa edição, com especial enfoque para a entrevista que tivemos o privilégio de ter, com os desenhadores de Ideiafix e os Irreductíveis, Jean Bastide e Philippe Fenech.
O final do ano foi, também, especialmente fértil no que diz respeito a publicações de Banda Desenhada e o número de páginas da nossa revista começa a ser curto para tantos livros sobre os quais vos queremos falar. Por agora conseguimos apresentar quase todas as edições em falta desde Outubro a Dezembro de 2022, mas ainda ficaram por falar quase 30, que terão lugar reservado no próximo número 92.
Como já vem sendo habitual, contamos com a crónica de Miguel Cruz e com dois autógrafos especiais na Galeria, bem como as habituais breves do mundo da BD.
2023 promete continuar a bom ritmo, no que à Banda Desenhada diz respeito e nós iremos continuar a dar nota de tudo o que vai acontecendo.
Por fim pedimos desculpa pela atraso da edição desta revista/fanzine, tal como o nosso amigo e saudoso Geraldes Lino nos classificava.
Boas leituras e até breve!
Vê aqui juvebede-91